quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Destino

Teve um dia que eu cai e achei que não fosse mais conseguir levantar. Era como se tivesse havido uma compressão medular e eu não sentisse mais minhas pernas. Tive que aprender a andar sozinha de novo. Tive que aprender a dar meus próprios passos rumo aos meus objetivos. Acho que foi a prova mais dura pela qual eu tive que passar até hoje. No início, eu não via nenhum sentido em tudo o que estava acontecendo. Mas agora eu posso perceber o quanto foi importante para mim tudo o que se passou. É como dizem: quando o destino fecha uma porta, ele abre uma janela. Acho que tudo o que aconteceu foi para me fazer acreditar em destino. Nada é por acaso. Apesar de as obras do destino parecerem acasos maravilhosos às vezes. Adoro como o destino me faz desacreditar de coisas que me parecem tão certas, ou de como ele me mostra que coisas que para mim são erradas podem ser a melhor saída. Adoro aprender sozinha. Sempre aprendi assim. Nunca fui muito fã da escola. Como Maria da Fé, em Viva o Povo Brasileiro (de João Ubaldo Ribeiro), eu aprendi muito mais sozinha, com o destino, do que com as escolas que insistiam em me colocar. Aprendi a sorrir mesmo triste, aprendi a fazer escolhas, aprendi coisas que nem o melhor livro do mundo ensinaria. Até porque nem todo conhecimento é científico. Aprendi a pensar. Eis o grande presente do destino para mim! Desculpem-me dizer isso, mas pensar é para poucos. Não é tão comum sair do mecanicismo da sociedade capitalista selvagem em que vivemos. Precisamos pensar! Leiam Sócrates, Platão, Nietzsche, Kant, Aristóteles (apesar de o seu machismo me irritar)... Saiam da "caverna"! Vejam o mundo como ele é! De vez em quando dá pra fazer coisas banais, obvio! Não dá pra viver eternamente na intelectualidade. Mas leiam! Ler é a melhor coisa. Não aqueles livros que as escolas insistem, com milhões de informações para serem decoradas. Leiam os pensadores. É tão engraçado perceber como o mundo é uma eterna mudança, mas que sempre chegamos ao mesmo lugar. Esse é o grande barato de pensar! Entender porque apesar de tudo, mudamos. Entender porque, mesmo que não pareça justo, as coisas acontecem encadeadas. Ou seja, se algo ruim aconteceu, é porque algo melhor virá depois. Ler! Aprender com o destino! Eis o meu conselho para sempre!
Obrigada ao destino por me dar forças para seguir em frente!

Nenhum comentário: